Infecção urinária: um problema que afeta cerca de 80% das mulheres – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

A infecção urinária, também conhecida como cistite, é uma doença bem comum entre as mulheres, e afeta 80% da população feminina ao longo da vida. Deste número, cerca de 30% das mulheres ainda estão sujeitas a desenvolver infecção urinária de repetição, caracterizada pela ocorrência de dois episódios ou mais em um período de apenas seis meses.
Mas afinal, o que causa a infecção urinária? A patologia é uma decorrência da ação de uma bactéria que entra no organismo pelo canal da uretra e vai até a bexiga, o que provoca inflamação do órgão e contaminação da urina. Vale ressaltar que esta bactéria tem efeitos benéficos em contato com o trato intestinal, mas quando o microrganismo entra em contato com o sistema urinário, torna-se extremamente nocivo e causa desconforto.

O problema atinge mais as mulheres por conta de uma questão puramente anatômica, uma vez que a uretra feminina é mais curta e facilita a chegada da bactéria até a bexiga. Não é transmissível e os principais sintomas são dores no baixo ventre e na hora de urinar, vontade frequente de ir ao banheiro – mesmo com a liberação de pouca urina – e um odor mais forte no fluído.
Para se prevenir, basta ingerir uma quantidade superior a um litro de água por dia, higienizar a área genital antes e depois da atividade sexual, e higienizar a vulva e a região perianal sempre no sentido da frente para trás, o que evita que as bactérias passem do ânus para a vagina. Em casos de aparecimento da doença, o tratamento é feito por meio de antibióticos.
O exame mais indicado para identificar uma infecção urinária é a urinocultura (ou urocultura). Ele também auxilia quando o primeiro curso de antibióticos não eliminou a infecção, uma vez que, a partir dos resultados, torna-se possível indicar remédios mais eficazes no tratamento.

A urocultura também é indicada em casos de febre de origem indefinida, quando o paciente é reincidente em infecções urinárias, e antes de procedimentos cirúrgicos urológicos. Mesmo que o médico tenha certeza quanto ao diagnóstico de infecção urinária apenas pelos dados clínicos, o antibiograma ajuda na escolha do antibiótico mais eficaz para o tratamento.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735