Como o jantar interfere em sua noite de sono? – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

De acordo com uma pesquisa do Instituto do Sono, em São Paulo, grande parte dos brasileiros apresenta problemas durante o sono, e os números só têm aumentado. Em outras palavras, nosso descanso não tem sido tão reparador quanto deveria, e um dos fatores que mais contribui para este quadro é a alimentação no período noturno.

O cardápio escolhido para a última refeição do dia é fundamental para uma boa noite de sono, e a chave para bons resultados é a ingestão de alimentos ricos em triptófano, um aminoácido precursor de serotonina e melatonina, químicos indutores de sono no cérebro. Ele está presente em pequenas quantidades em quase todos os alimentos proteicos, e em quantidades mais elevadas em derivados do leite, ovo, frango e banana.

Para que o triptófano tenha efeito, é necessário que cruze a barreira de sangue do cérebro, seu sistema de segurança, e, para isso, a substância precisa “competir” com outros aminoácidos. E, de acordo com alguns estudos, combinar alimentos ricos no aminoácido com carboidratos dá vantagem a este aminoácido, uma vez que estes estimulam a liberação de insulina, que ajuda a tirar os demais aminoácidos do fluxo sanguíneo.

Pesquisas recentes também atentam para os momentos do dia em que realizamos nossas refeições, e a importância de manter uma rotina no que diz respeito ao nosso “relógio alimentício”. Em um estudo feito com ratos, os que se alimentavam em horários irregulares possuíam o relógio do corpo desajustado, e, quando a quantidade de comida era limitada, o alimentício anulava o biológico e mantinha o ratinho acordado até que algum alimento fosse ingerido. Em tese, o mesmo acontece com os seres humanos.

 A primeira dica é estabelecer um cronograma diário de alimentação vinculado ao sono, realizando a última refeição do dia até quatro horas antes de se deitar. A quantidade de comida no prato também deve ser observada, uma vez que a digestão atrapalha o descanso, bem como o consumo de café, chá-preto e energéticos ou refrigerantes, que carregam substâncias como a cafeína (e, no caso das bebidas gaseificadas, causam desconforto no sistema digestivo).

Por outro lado, o suco de maracujá e um bom copo de leite são excelentes aliados na hora do descanso, podendo ser consumidos diretamente antes de se deitar. Além disso, as infusões de erva-cidreira, camomila e capim-cidreira possuem propriedades relaxantes, que preparam o corpo


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