Fique atento(a): Sal em excesso aumenta o risco de diabetes – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

De acordo com um estudo recente apresentado no congresso da Associação Europeia para Estudos do Diabetes, em Portugal, além de ser um velho inimigo dos hipertensos, o sódio em excesso ainda pode elevar em até 43% o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, e em 73% o risco de diabetes autoimune latente em adultos, uma variação da doença onde os anticorpos também afetam a produção de insulina.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal deve ser limitado a cinco gramas, o equivalente a duas gramas de sódio propriamente dito. Estudos anteriores já haviam identificado a relação entre o consumo excessivo de sal e o diabetes tipo 2, entretanto, nenhum observou seu impacto na forma autoimune da doença, onde o teor de sal pode acelerar a ação dos anticorpos e desempenhar um papel destrutivo na patogênese da diabetes latente.

Frequentemente confundido com o diabetes tipo 2 devido a sinais semelhantes, o quadro de diabetes autoimune latente faz com que o próprio sistema imunológico ataque as células que produzem insulina, contudo, com uma progressão mais lenta, sendo diagnosticado, na maioria dos casos, apenas na fase adulta.

Ainda de acordo com a pesquisa, que levou em conta um estudo realizado na Suécia, o consumo elevado de sódio na rotina alimentar diária caracteriza 58% de chances de o indivíduo desenvolver a diabetes tipo 2, mesmo em indivíduos sem predisposição genética para a doença. Além disso, os indivíduos analisados que possuíam um consumo superior a seis gramas por dia ainda apresentaram uma probabilidade quatro vezes maior de serem acometidos pelo diabetes autoimune.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3722

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3722