Glicemia e hemoglobina glicada, os exames que identificam o diabetes – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

O diabetes é uma doença crônica na qual o organismo não produz insulina, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou mesmo não consegue empregar adequadamente a que produz. Uma vez que o corpo não consegue gerenciar corretamente esta substância, o nível de glicose sobe (hiperglicemia), o que pode causar sérios danos a órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros (as) vivem com a diabetes atualmente, o que representa cerca de 6,9% da população – e este número está em constante crescimento. O diagnóstico tardio favorece o aparecimento de complicações, e, por isso, é essencial que a doença seja detectada o quanto antes.

Diagnóstico

Os exames comumente utilizados para o diagnóstico e acompanhamento do diabetes são o de glicemia e hemoglobina glicada, através dos quais é possível medir a quantidade de glicose no sangue. O teste de glicemia detecta a hipo e a hiperglicemia, respectivamente, quando há pouco ou muito açúcar em circulação, e o segundo quadro indica o diabetes, mesmo quando não há sintomas.

Já o exame de hemoglobina glicada dosa a glicose através da análise de uma porção do sangue que se liga a ela, a hemoglobina. Por meio desta ligação é possível determinar o consumo médio de açúcar do indivíduo nos últimos noventa dias, o correspondente ao tempo de vida da molécula.E, ao contrário do teste de glicemia, que necessita de jejum mínimo de oito horas, a hemoglobina glicada não necessita de jejum.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735