A importância da cor da urina – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Você sabia que a cor da urina pode revelar como anda a nossa saúde? Este fluído, que é geralmente transparente e amarelado, é formado nos rins e transporta resíduos do nosso metabolismo para o exterior do organismo. Fazer xixi de cores diferentes do habitual não é nada saudável, e os diferentes tons da urina, variando desde o amarelo ao vermelho, verde e o azul, podem revelar aspectos da alimentação, doenças e infecções no organismo.

Se a urina estiver amarelada, mas em um tom bem claro, quase transparente, é sinal de que o indivíduo está hidratado, mas caso ela esteja com transparência excessiva pode significar mau funcionamento dos rins ou que a urina está bastante diluída por causa do excesso de ingestão de água. A urina amarelada em tom escuro, significa que o indivíduo está desidratado e deve ingerir líquido o quanto antes.

Mais cores de urina e seus significados:

Marrom: Quando a cor da urina atinge esta coloração, é indicado procurar um médico o quanto antes, pois pode indicar desidratação extrema ou mesmo problemas no fígado.

Vermelho: Também é um indicativo de alerta para procurar um médico, pois caso não tenha ingerido alimentos com essa cor, a coloração pode ser o resultado de sangue misturado à urina, o que pode indicar desde uma simples infecção urinária a doenças graves, como câncer de bexiga ou rins.

Verde: Quando a urina sai com aspecto esverdeado, pode ser sinal de infecção bacteriana. Então fique ligado (a) e, na dúvida, procure um médico o quanto antes!

O exame de elementos e sedimentos anormais (EAS) da urina, ou exame de urina tipo I é um exame simples, de rotina e com custo bem acessível. O EAS fornece informações úteis no diagnóstico e seguimento de várias doenças renais e extra renais, e dá uma visão do trato genitourinário como um todo. Por isso consulte seu médico e esteja sempre com os exames em dia.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735