A importância da Vitamina D – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Você já deve ter ouvido falar sobre Vitamina D, não é mesmo?  Mas, será que o nível desta vitamina está somente relacionado com a exposição ao sol? Consumir determinados alimentos pode interferir na presença dela em nosso organismo? Afinal, qual é a real importância da vitamina D para a saúde? Essas e outras questões estão ligadas a este composto, cuja deficiência está relacionada a várias doenças autoimunes, infecções bacterianas e virais, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e até mesmo câncer. Idosos, crianças, gestantes, negros, obesos e mulheres durante o período de amamentação têm maior chance de desenvolver deficiência de vitamina D, também chamada “a vitamina do sol”.

Isso acontece, pois, a exposição solar faz com que nossa pele inicie uma série de reações bioquímicas, que culminam na produção da vitamina D ativa, conhecida como calcitriol. Usar produtos químicos na pele, como protetor solar ou bronzeador, impede que essas reações ocorram, por isso, o ideal é que a pessoa se exponha por pelo menos trinta minutos por dia ao sol, no começo da manhã ou final da tarde, sem ter feito uso dessas substâncias, para que níveis mínimos aceitáveis no sangue sejam atingidos, impedindo o aparecimento de doenças. Alguns alimentos também são fontes naturais desta vitamina, como é o caso do bacalhau, do salmão selvagem e dos ovos. Em casos mais extremos, há também a suplementação de vitamina D por meio de prescrição médica.

Importante aliada no combate ao câncer, a vitamina D também auxilia no processo de emagrecimento, uma vez que faz a manutenção da produção de insulina no pâncreas. Níveis muito baixos dessa vitamina diminuem a produção de insulina e, por conseguinte, os níveis de glicose no sangue sobem, o que pode levar à diabetes. Gripes ou resfriados frequentes, bem como alterações na concentração e no humor, fraqueza e alterações no sono podem indicar deficiência de vitamina D, e, por ser uma vitamina que regula vários sistemas do corpo, os sinais e sintomas variam de acordo com a pessoa. Alguns medicamentos, bem como a ingestão de bebidas alcoólicas, interferem na absorção e utilização da vitamina pelo organismo, por isso, é importante ficar atento (a) ao menor sinal de problemas.

O laboratório Farreras Valenti oferece o exame para dosagem sérica da Vitamina D, mas aconselhamos primeiramente a orientação clínica. Para a realização da 25-hidroxi-vitamina D (Também conhecida como Vitamina D3), é  necessário jejum de 8 horas.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735