A importância do cálcio e da vitamina D para as crianças – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Nutrientes essenciais para o desenvolvimento de uma estrutura óssea saudável, o cálcio e a vitamina D são fundamentais para o crescimento das crianças. E, principalmente durante a infância e a adolescência, a necessidade destes nutrientes é elevada, já que é uma fase de intenso desenvolvimento ósseo e muscular.

Deste modo, ingerir a quantidade certa de cálcio e vitamina D nestas primeiras fases da vida é de suma importância para que seja alcançado o pico de massa óssea, o que reduz o risco de fraturas e osteoporose na idade adulta.

As principais fontes alimentares de cálcio são o leite e seus derivados, contudo, o mineral também é encontrado nos vegetais verde-escuros, como brócolis, couve manteiga e espinafre, e nas conservas de peixe inteiro com ossos, como a sardinha, por exemplo.

Já a vitamina D é um hormônio que tem sua função aliada ao cálcio, uma vez que é fundamental para a homeostase do mineral e, por consequência, para o desenvolvimento de um esqueleto saudável. Além disso, quase todos os tecidos do organismo possuem receptores para este tipo de nutriente, encontrado no leite, peixes, castanhas e em frutas, como a laranja.

A deficiência de cálcio e vitamina D na infância pode resultar em raquitismo, e, já na idade adulta, em problemas ósseos sérios, como a osteomalácia e a osteoporose. No caso do cálcio, o alerta principal é para as crianças a partir dos dois anos, faixa etária onde elas não costumam ingerir a quantidade adequada de leite por dia. Já no caso da vitamina D, é importante estar sempre atento (a) desde o nascimento, com foco principal até os 18 meses de idade, fase do aleitamento materno exclusivo.

Além do leite, é interessante oferecer à criança outros alimentos ricos desta vitamina, e expô-la ao sol pelo menos uma vez ao dia, durante os horários de menor incidência de raios UV (antes das 10h, após as 16h), já que a substância precisa do sol para ser absorvida pelo organismo.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735