Novembro Azul: Saiba Mais – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

O Novembro Azul é uma campanha em prol do combate ao câncer de próstata, visando a conscientização dos homens sobre a importância de exames regulares e do diagnóstico precoce. A iniciativa surgiu na Austrália, em 1999, quando um grupo de amigos reunidos em um pub resolveu deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para instituições de caridade.

A campanha “Movember” (Moustache + November = bigode + novembro, em inglês) foi um sucesso, e, alguns anos depois, em 2004, todo o país já realizava ações em prol da causa. Além disso, o mês não foi escolhido por acaso, afinal, no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Atualmente como parte do calendário de todo o mundo, é comum o movimento levar o nome de “No Shave November”, ou “novembro sem se barbear”, em tradução livre. A ideia é que, durante o período, os envolvidos deixem não apenas o bigode, mas também a barba crescerem, além de usarem ao máximo a cor azul.

No Brasil, a campanha é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Só no ano passado, foram realizadas mais de duas mil e duzentas ações oficiais em todo o país, e o “Novembro Azul” já faz parte do calendário nacional de prevenções.

Sobre o Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens, e um em cada seis é alvo da doença. Estima-se que, a cada 7,6 minutos há um novo diagnóstico, e que a cada 40 minutos um paciente venha a óbito por causa da doença, que no início não apresenta nenhum sintoma.

Por este motivo, a realização regular de exames é de suma importância, visto que atualmente cerca de 95% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados tardiamente, quando já estão em um estágio avançado e grave, comumente quando os sintomas começam a aparecer. Os mais comuns são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldades para urinar, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

O câncer de próstata atinge principalmente homens acima de 50 anos de idade, e, infelizmente, não há uma forma de se tornar imune à doença, por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes. Afinal, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo, que, por sua vez, aumentam as chances de cura.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3722

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3722