Número de gestantes com Sífilis cresceu 360% nos últimos sete anos – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

De acordo com dados fornecidos pela Vigilância Sanitária, houve um crescimento de 150% de notificações de Sífilis Congênita em Governador Valadares, de 2013 a 2015. E um crescimento de 93% no número de notificações de Sífilis em Gestantes, no mesmo período.

Uma nova realidade na área da saúde tem trazido preocupação a médicos e pacientes. Desde 2008, o número de gestantes com sífilis aumentou 360%, saltando de 8 mil casos para mais de 28 mil em 2015, no país.

A sífilis congênita ( aquela que ocorre quando a mãe infectada passa a doença para o bebê através da placenta) provoca graves problemas em bebês, como a microcefalia, surdez, cegueira, convulsões e retardo mental, sendo a causadora ainda de óbitos fetais e neonatais além de abortos. A doença anda esquecida nesta era da Síndrome Congênita do Zika, encontrando ainda mais espaço para crescer apoiada na falta de informação, sendo sexualmente transmissível.

O Laboratório Farreras Valenti,oferece o exame de VDRL, a um custo acessível a toda a população. Sendo indispensável para o diagnóstico da sífilis, o exame deverá ser orientado por um médico de sua confiança. É necessário diagnosticar rapidamente a doença e garantir a terapia adequada.

Só o remédio garante o tra­tamento da mãe e feto. E quanto mais cedo ele se inicia na gestação, menor o risco para o bebê. Para que não ocorra a transmissão vertical, é necessário que o tratamento ocorra até 30 dias antes do parto.

A previsão do Governo Federal é que os novos casos da transmissão vertical de mãe para o filho em 2016 devem superar 22 mil.

DADOS REGIONAIS :

Os dados a seguir, nos foram fornecidos pela Secretaria de Vigilância Sanitária de Governador Valadares, através de sua gerência de Epidemiologia :

NOTIFICAÇÕES DE DE SÍFILIS CONGENITA EM RESIDENTES 2013 A 2015 – Sinan NET
Freqüência segundo Ano da Notific
Ano da Notific Freqüência
2013 30
2014 51
2015 75
Total 156
*Dados sujeitos à revisão
NOTIFICAÇÕES DE SÍFILIS EM GESTANTE RESIDENTES 2013 A 2015 – Sinan NET
Freqüência segundo Ano da Notific
Ano da Notific Freqüência
2013 68
2014 99
2015 131
Total 298
*Dados sujeitos à revisão

 

Para o médico e diretor do Cen­tro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Olímpio Moraes, a explosão da microcefalia causada pelo zika não pode tornar a sífilis congênita uma coadjuvante na área da saúde. “Ela mata muito mais que a microcefalia e tem mui­to mais casos nas nossas maternidades. E o pior é que é totalmente evitável.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735