O que é um retrovírus? – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Você sabe o que é um retrovírus? É um tipo de vírus que armazena as informações genéticas como RNA, e não como DNA, como a maioria dos outros organismos vivos. Quando o HIV entra em uma célula humana, por exemplo, ele libera o seu RNA, e uma enzima chamada transcriptase reversa faz uma cópia do DNA do RNA do vírus.

Deste modo, o DNA do HIV resultante é integrado ao DNA da célula infectada, e este processo é o reverso do usado pelas células humanas normais, que fazem uma cópia de RNA do DNA. Por este motivo, o HIV é chamado retrovírus, como referência ao processo reverso, ou seja, para trás.

Leia também: Vírus da Imunodeficiência Humana: Como se prevenir?

Um fato interessante é que outros vírus de RNA, como o da poliomielite, da gripe ou mesmo do sarampo, por exemplo, não fazem cópias do DNA após invadirem as células, ao contrário dos retrovírus. Eles simplesmente fazem cópias de RNA do seu RNA original, causando assim as patologias.

No caso do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), cada vez que uma célula infectada se divide, ela faz uma nova cópia do DNA do HIV integrado, assim como seus próprios genes. A cópia do DNA do HIV pode ser inativa (latente) ou ativa, sendo:

Inativa: o vírus está presente nas células, contudo, não causa danos ao portador.

Ativada: o vírus assume as funções da célula infectada, prejudicando o funcionamento do organismo e fazendo com que esta célula produza e libere novas cópias do HIV, que acabam por invadir outras células.

Vale lembrar que o HIV é transmitido através do contato com um líquido corporal que contenha o vírus ou células infectadas por ele, e, uma vez no organismo, destrói certos tipos de glóbulos brancos do sangue, enfraquecendo as defesas do corpo contra infecções e cânceres.

Muitos dos indivíduos infectados permanecem bem mesmo com a infecção por bem mais de uma década, contudo, aproximadamente metade das pessoas não tratadas correm grande risco de desenvolver AIDS, definida pela presença de infecções sérias e cânceres em cerca de dez anos. Por este motivo, a prevenção é essencial!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735