Os benefícios da água para o organismo – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

A água é uma importante aliada na manutenção da saúde, e manter-se hidratado (a) regularmente é fundamental para o bom funcionamento do corpo, uma vez que auxilia na prevenção de doenças e melhora as funções metabólicas, desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório.

Segundo especialistas, para saber a quantidade necessária ao seu organismo para consumo diário, basta uma conta simples, onde o peso corporal é multiplicado por 0,03. Na prática, um indivíduo com 70 quilos, por exemplo, deve tomar em média 2,1 litros do líquido por dia para que o corpo se mantenha hidratado. Contudo, vale lembrar que a necessidade de água varia de uma pessoa para a outra.

De acordo com um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, dentre os muitos benefícios da hidratação está o controle da pressão sanguínea, já que a presença da água no organismo determina a densidade do sangue. Do mesmo modo, um estudo feito pela Loma Linda University, apontou que pessoas que consomem uma média de dois litros de água diariamente são menos propensas a ataques cardíacos, já que o sangue mais diluído flui com maior facilidade pelos vasos sanguíneos.

A água também é de suma importância para que ocorra um bom transporte de nutrientes e absorção de vitaminas pelo organismo, uma vez que, sem ela, o sangue torna-se mais denso e pouco capaz de executar o transporte de nutrientes para as células, como os minerais e as próprias vitaminas. Além disso, as vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, apenas com a presença de água é que estes nutrientes são absorvidos pelo organismo humano.

No que diz respeito à condição física, consumir água regularmente também aumenta a resistência, previne cãibras e mantém a pele jovem, além de proteger os olhos e promover a limpeza constante do organismo. Uma vez que perdemos água através do suor durante as atividades físicas, a reposição deve ser levada à sério, já que a falta do líquido pode causar, dentre outras coisas, desidratação, tontura e cansaço crônico.

Já as cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, o que causa uma contração involuntária da musculatura e, consequentemente, as dores. Por fim, de acordo com especialistas, quando não nos hidratamos de forma correta, determinadas substâncias tóxicas e prejudiciais se instalam no organismo, contribuindo para o aparecimento de doenças. E para que estes resíduos sejam eliminados, a solução é a ingestão de água. Com a água circulando no corpo, acontece um processo de limpeza, o que garante o equilíbrio hídrico do organismo.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735