Por que o café da manhã é importante? – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Desde cedo ouvimos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ótima para o metabolismo e para manter a forma, certo? Contudo, o número de pessoas que deixa de se alimentar no período da manhã aumentou de forma expressiva nas últimas décadas, tornando-se um hábito comum entre crianças, adolescentes e adultos, sendo o almoço a primeira refeição substancial do dia.

Seja pela falta de tempo para preparar o café da manhã, pela falta de apetite ao acordar ou mesmo como uma forma de cortar calorias, a questão é que esta refeição tem sido deixada de fora da rotina alimentar da maior parte dos brasileiros. Entretanto, a máxima é verdadeira, e o desjejum é de fato importante, uma vez que o estômago está em melhores condições para digerir os alimentos do que nas demais refeições do dia.

Após as horas em jejum que passamos dormindo, o corpo necessita ser reabastecido com alimentos que forneçam energia, vitaminas e minerais para que possa desempenhar suas funções vitais de forma eficiente. Além disso, uma pesquisa recente da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que tomar o café da manhã ainda reduz o risco de se desenvolver diabetes do tipo 2, principalmente quando a refeição conta com alimentos ricos em fibras, como pão integral e aveia.

Já outros estudos indicaram que consumir a primeira refeição do dia é fundamental para o aprimoramento do metabolismo das gorduras, reduzindo os níveis de colesterol LDL (considerado um tipo de colesterol “ruim”) e a taxa de triglicérides no sangue. Uma pesquisa realizada na Espanha identificou ainda que alimentar-se pela manhã promove saciedade e um melhor controle de apetite, o que, consequentemente, auxilia no controle do peso ao longo dos anos.

A dica é incorporar na rotina o hábito de fazer esta refeição matinal, sempre rica em alimentos mais leves, nutritivos e saudáveis. Também é fundamental beber um ou dois copos de água, e não esquecer de se manter sempre hidratado (a) ao longo do dia. Outra recomendação é diminuir a quantidade de alimentos consumidos à noite, principalmente os mais gordurosos, e deitar-se uma hora mais cedo do que o habitual para uma dose extra de disposição e tempo livre!


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