Perguntas Frequentes – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Perguntas Frequentes


Atividade física atrapalha os exames de laboratório?

Atividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais. Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

Devo suspender o uso de medicamento para realização de exames?

Somente se for uma orientação médica. Para os outros casos, deve-se manter o uso de medicamento normalmente e informar ao laboratório o nome destes no momento do atendimento. Além disso, em alguns casos, os exames são realizados para avaliar a concentração ou atuação dos medicamentos no organismo.

Exames podem ser coletado à tarde ou à noite?
Alguns, não. Por exemplo, dosagens de: Cortisol, Ferro, ACTH e TSH devem ser realizados pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia. Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.
Menstruação interfere nos exames?
Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado, por isso algumas vezes a recepcionista pergunta qual a data da última menstruação.
Para colher fezes para exame, eu preciso tomar algum cuidado especial?
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para quase todos os tipos de exame de fezes. A coleta pode ser feita em casa, em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia. O laboratório não sugere o uso de laxantes para a coleta de fezes, esta orientação só pode ser dada pelo seu médico. Para “cultura de fezes” deve ser retirado frasco apropriado no laboratório, caso o tempo para entrega da amostra possa ultrapassar 2 horas.
Por que há orientação para desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer esse exame?
O primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.
Porque somente o médico deve interpretar o exame de laboratório?
Porque a interpretação de um resultado laboratorial requer uma correlação entre os dados clínicos, epidemiológicos, uso de medicamentos, idade e sexo do paciente e muitos outros. Somente o médico tem condições de fazer uma análise correta de todos estes fatores.
HEMATOMAS PODEM APARECER APÓS A COLETA?

O hematoma é causado pelo extravasamento de sangue sob a pele, formando no local da punção e adjacências, uma mancha azulada que na sua resolução evolui para marrom, esverdeada, amarelada desaparecendo em poucos dias, voltando a pele à cor normal.Geralmente não há complicações.

Fatores que pré-dispõem o aparecimento do hematoma:
a)Fatores dependentes do sexo,idade e raça,sendo mais comum em mulheres,idosos e crianças.A literatura médica mostra que ocorre em cerca de 1,1% das coletas em Homens e em 5,2% nas mulheres.
b)Fatores anatômicos como veias finas e delicadas,associado à quantidade de sangue que deve ser colhida, contribuem significativamente para a formação de hematoma pós punção.
c)Uma situação bastante comum é a falta de compressão do local da punção,após ter sido retirada a agulha.É muito importante que o local seja firmemente pressionado pelo coletador ou pelo próprio paciente, por 3 a 5 minutos, sem flexionar o braço.

Este tempo pode ser maior se o paciente estiver em uso de anticoagulante oral ou venoso.?
d)Pessoas que estão em uso de anticoagulantes são mais propensas a fazerem hematoma que as que não usam estes medicamentos,porque eles alteram a coagulação sanguínea.

Como evitar o aparecimento do hematoma após a punção venosa: 
a)Pressionar o local por no mínimo 3 minutos após a punção,
b)Evitar flexionar o braço se a punção foi feita na altura da dobra do braço e antibraço,
c)Não massagear o local da coleta,
d)Não fazer esforço físico com o braço puncionado durante a primeira hora,
e)Observar se há roupa,relógio ou pulseiras garroteando o braço puncionado.

Medidas que devem ser tomadas se surgir hematoma:
a)Colocar compressas de gelo por 15 min. a cada hora nas primeiras seis horas.Se necessário pode-se prolongar este tempo por mais 2 ou 3 horas. Em seguida pode ser colocadas compressas mornas para ajudar a eliminar o hematoma mais rapidamente.
b)O uso no local de gel anti inflamatório como o Ácido Mucopolissacárido Polissulfúrico (Hirudoid Gel 3 ou 5 mg)três a quatro vezes por dia acelera o desaparecimento do hematoma.
c)Em casos de formigamento e sensação de perda de força nas mãos, deve-se entrar em contato com o Laboratório.

Bibliografia: Galena HJ. Complications occuring fom diagnostic venopuncture. J. Fam. Pract. 1992;34:582-4
Orden-Grable H,Gill GW. Phlebotomy puncture juncture:preventing phlebotomy errors-potencial for harming your patients.Labmedicine 2005;36:430-3

Água quebra o jejum?

Não. Mas em excesso interfere nos exames de urina. Importante: alimentos líquidos (como leite, café mesmo com adoçante) quebram o jejum.

Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, principalmente gama GT, triglicérideos e colesterol. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para invalidar os resultados. Deve-se passar pelo menos 3 dias sem ingerir álcool antes de realizar exames de sangue.

Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?

Nem todos. Hemograma, por exemplo, dispensa o jejum. Glicose geralmente precisa de 8 horas sem alimentação. Para lipidograma e triglicerídeos é indispensável no mínimo 12 horas (e no máximo 16 horas) sem alimentação. Sempre nos pergunte, é nossa obrigação informá-lo.

Fumar antes de colher exames causa alterações?
Sim, em vários exames como agregação plaquetária, e curva glicêmica. Durante a realização de curva glicêmica o fumo é proibido. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.
Meu intestino não funciona diariamente, posso usar laxantes para colher a amostra?
Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.
Pode-se fazer exame de sangue gripado, resfriado ou com febre?
 Apenas se os exames destinam-se ao estudo das sintomas relatados. Salvo orientação médica exames de rotina devem ser feitos com o paciente em seus estado normal.
Porque quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?
O hematoma é causado pelo extravasamento de sangue. Pode ocorrer quando há algum acidente na coleta, quando as veias são muito finas, se houver compressão inadequada do local puncionado, ou por efeito de aspirina ou outro medicamento. Normalmente some em 2 semanas (ou menos com o uso de compressas quentes).
Posso saber com quantas semanas de gestação eu estou a partir do exame de BETA-HCG?
A dosagem no sangue do beta-HCG não é um exame que se destina a determinar a idade gestacional, para tal, o exame mais indicado é o ultra-som.