Quais os alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer? – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a má alimentação é responsável por cerca de 35% das mortes por câncer nos países em desenvolvimento, como no caso do Brasil. O câncer, inclusive, é a segunda maior causa de morte no país, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Contudo, estudos afirmam que três em cada dez casos poderiam ser evitados caso as pessoas adotassem hábitos mais saudáveis.

Contudo, vale ressaltar que a mudança só ajudaria efetivamente na prevenção do câncer caso passasse a fazer parte da rotina dos indivíduos por anos, ou seja, a chave do sucesso é a periodicidade. Além da alimentação balanceada, com uma dieta rica em nutrientes, e da prática de atividades físicas regularmente, parar de fumar e expor-se de forma segura ao sol também são medidas importantes para a prevenção da doença.

Alimentação = Prevenção

Ao cozinhar, o cuidado com a higiene dos alimentos é fundamental, e a melhor forma de consumi-los é ao natural, crus. Caso não seja possível, é recomendado assá-los, grelha-los ou mesmo consumi-los no vapor, nunca os fritar. Investindo nos alimentos certos, você terá componentes essenciais para o combate ao câncer de três maneiras, sendo 1) criando uma barreira contra a doença, 2) consertando defeitos das células cancerosas ou 3) auxiliando o organismo no processo de eliminação destas células.

As frutas vermelhas e o chá verde, ricos em flavonoides, são grandes aliados na prevenção do câncer de mama, cólon, reto, estômago, esôfago e pâncreas, enquanto o tomate, a goiaba e a melancia, ricos em licopeno, são fundamentais para que o câncer de próstata ou de mama não apareça. Já a cenoura e a abóbora, ricas em betacaroteno, atuam como uma barreira poderosa contra o aparecimento do câncer de pulmão, e as frutas cítricas, como laranja, acerola e abacaxi, extremamente ricas em vitamina C, previnem o câncer de diversos tipos, em especial o de estômago.

Em linhas gerais, a ideia é aumentar o consumo de verduras, frutas, grãos integrais e leguminosas, comer menos carne vermelha e evitar as processadas (bacon, linguiça e salsicha) e diminuir o consumo de alimentos ricos em sal, como os industrializados e congelados. Além disso, o consumo de açúcar em excesso e de álcool precisa ser vetado. Aliada à uma rotina alimentar saudável, recomenda-se também a realização de uma hora de exercícios leves por dia, como caminhada, corrida ou bicicleta.


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