Quais os principais sintomas da AIDS? – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Uma vez que o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ataca o sistema imunológico do organismo, os linfócitos T CD4+ (as células mais atingidas pela ação do vírus), são alterados, o que destrói progressivamente determinados glóbulos brancos do sangue e pode levar ao desenvolvimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como AIDS.

Os primeiros sinais desta patologia surgem geralmente entre cinco a trinta dias após a contaminação pelo HIV, sendo febre, calafrios, dores de garganta, de cabeça e musculares, náuseas e mal-estar os mais comuns. Estes sintomas são facilmente confundidos com uma gripe comum e logo melhoram, contudo, passada a fase inicial, o vírus pode permanecer de oito a dez anos adormecido.

Uma vez que não é diagnosticado e tratado ao longo dos anos, ele desencadeia uma série de ações que enfraquecem o sistema imunológico do indivíduo infectado, e sintomas como febre alta persistente, suor noturno, cansaço extremo, dores por todo o corpo, diarreia persistente (geralmente durante um mês), rápido emagrecimento, manchas avermelhadas e tosse seca prolongada passam a aparecer.

É importante ressaltar que o uso do preservativo previne as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), como a AIDS, e que, em caso de suspeita da doença, é fundamental realizar o teste de HIV o quanto antes, afinal, o diagnóstico precoce é de suma importância. O tratamento é realizado prioritariamente através de medicamentos que combatem o vírus e fortalecem o sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa.

Entretanto, ainda não existe cura para a AIDS, e o indivíduo com a doença deve seguir à risca as recomendações médicas para a manutenção da qualidade de vida. Principalmente durante os primeiros meses, é importante que o paciente evite o contato com pessoas doentes, uma vez que o sistema imunológico estará extremamente comprometido e o organismo mais suscetível às chamadas “doenças oportunistas”, como a tuberculose, a pneumonia e infecções variadas, em especial na boca e na pele.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3722

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3722