Qual a quantidade ideal de vitamina D para as mulheres? – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Na última postagem Eu sou deficiente de vitamina D?, falamos sobre a importância da vitamina D e como identificar se você está deficiente desta substância essencial, que, dentre outras coisas, é a melhor amiga do cálcio e uma das maiores aliadas na prevenção de doenças como a osteoporose, o raquitismo e a deformidade dos ossos.

Das três patologias, a osteoporose é a que possui o maior número de indivíduos afetados, predominantemente do sexo feminino, e, por este motivo, é essencial que a ingestão e absorção constante de vitamina D sejam parte da rotina das mulheres! Mas, afinal, qual a quantidade ideal necessária?

Origens e função

A vitamina pode ser encontrada em diferentes formas, contudo, duas delas se destacam: a origem vegetal (ergocalciferol) e a origem mineral (colecalciferol). Ambas dependem da exposição solar para que sejam transformadas numa forma ativa no organismo, e, em linhas gerais, a vitamina D faz as vias de um hormônio que controla a quantidade de cálcio absorvida.

Como os ossos são tecidos vivos e que se encontram num constante processo de construção ou destruição, a função da vitamina D neste quesito é essencial para a manutenção do processo de construção, já que retarda a saída do cálcio dos ossos, especialmente na idade adulta. Além disso, ela ainda possui um papel fundamental no que diz respeito à produção de insulina, fortalecimento do sistema imunológico e funcionamento correto dos músculos e nervos, bem como da utilização de energia pelo organismo.

Onde encontrar

Além da exposição ao sol, principalmente antes das dez da manhã e após as quatro da tarde, é importante a ingestão de vitamina D por meio de determinados alimentos. O salmão, por exemplo, é o peixe que oferece mais ácido ômega 3, rico em vitamina D, selênio e cálcio. Também é possível encontrar a substância no leite, ovos e em determinadas frutas, como na laranja.
A dose diária de vitamina D recomendada oficialmente por especialistas é de 400-800 UI, e, a partir dos 25 anos, a mulher necessita ingerir cerca de 5 mg de vitamina D por dia. Já na gravidez, este valor deve ser duplicado. A dosagem de Vitamina D é feita através de exame laboratorial, converse com seu médico.


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