Como o álcool aumenta os riscos de câncer – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Uma pesquisa divulgada na última semana pela revista científica Nature, identificou como o álcool danifica o DNA em células-tronco, o que aumenta de forma considerável os riscos do indivíduo de desenvolver um câncer. O estudo, realizado por cientistas do laboratório de biologia molecular MRC, em Cambridge, testou os efeitos do álcool diluído, quimicamente conhecido como etanol, em ratos, e concluiu que o consumo contínuo pode causar danos genéticos permanentes.

Através de uma análise de cromossomos e sequenciamento de DNA foi possível examinar o dano genético causado por acetaldeído, um químico prejudicial produzido quando o organismo processa o álcool, e descobriu-se que este possui a capacidade de quebrar e danificar o DNA dentro das células estaminais do sangue, o que leva a uma reorganização de cromossomos e, consequentemente, a alterações permanentes nas sequências.

E, quando as células-tronco saudáveis sofrem este tipo de alteração e se tornam defeituosas, podem dar origem a um câncer. Através deste estudo os pesquisadores puderam compreender de forma mais clara como a ingestão em excesso ou mesmo regular de bebidas alcoólicas aumenta os riscos de desenvolvimento da doença, principalmente os mais comuns, como o de mama e o de intestino.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas no Reino Unido, o álcool contribui para mais de doze mil casos de câncer a cada ano, e, por isso, seu consumo deve ser evitado. Por fim, a recomendação dos especialistas é que a ingestão deste tipo de bebida seja vetada da rotina, uma vez que pode proporcionar muito mais do que apenas uma ressaca! Caso for consumir, que seja com moderação!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735