Sarampo: Saiba Mais – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

O sarampo, uma doença infecciosa aguda, viral e extremamente contagiosa, é muito comum na infância, e a transmissão ocorre diretamente, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Os sintomas iniciais mais comuns são febre, irritação ocular, corrimento do nariz e tosse persistente, além do aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que se espalham rapidamente pelo corpo até os pés.

Além disso, ainda pode acarretar problemas mais graves, como infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões), lesão cerebral e até mesmo a morte. Contudo, no último ano, o número de mortes anuais em todo o mundo pelo sarampo ficou pela primeira vez abaixo de 100 mil, um passo importante para a erradicação da doença.

Segundo um relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, em parceria com a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos dezesseis anos, as mortes por sarampo caíram 84%, sendo que nos anos 2000 esta doença extremamente contagiosa chegou a matar cerca de 550 mil pessoas.

A única forma de prevenção ao vírus do sarampo é a vacinação, e apenas os recém-nascidos cujas mães já tiveram a doença ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos pela placenta, que comumente conferem imunidade durante o primeiro ano de vida. O principal grupo de risco são os indivíduos de seis meses a 39 anos, e, dentre os adultos, os trabalhadores de portos, aeroportos e hotelaria são os que correm mais riscos.

Na infância, devem ser aplicadas duas doses da vacina combinada contra rubéola, sarampo e caxumba, a chamada tríplice viral. A primeira com um ano de idade e a segunda entre quatro e seis anos. Adolescentes e adultos, e também pessoas portadoras de imunodeficiências, também devem tomar a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra sarampo e rubéola) caso não tenham recebido as duas doses anteriormente.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735