Sífilis volta a ser epidemia no Brasil – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Recentemente, a sífilis, uma doença há muito deixada de lado, voltou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros. Isso porque, apenas nos últimos sete anos, o número de casos aumentou expressivamente, passando de pouco mais de mil, em 2010, para mais de 60 mil por ano. O crescimento acarretou na definição de um “Dia D” para combate à doença, o terceiro sábado de outubro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os números preocupantes se devem ao fato de que os brasileiros “perderam o medo” de contrair doenças sexualmente transmissíveis, principalmente por conta do avanço de alguns tratamentos. Contudo, além de transmissível por meio da relação sexual sem camisinha, a sífilis ainda pode ser passada da mãe para o bebê.

O diagnóstico precoce proporciona um tratamento simples a base de aplicações de penicilina, e, apesar de ser facilmente diagnosticada por meio de um exame de sangue ou da raspagem da ferida que aparece na primeira fase da doença, a sífilis pode acarretar consequências graves caso não seja tratada o quanto antes.

A doença transmitida por meio de relações sexuais sem proteção causa lesões na pele, nos ossos e nas articulações, podendo causar aneurismas, meningite, cegueira, paralisia geral e demência. Já as infecções congênitas, ou seja, passadas de mães para filhos, acarretam alta morbidade, abortamento, prematuridade e baixo peso, além de deformações ósseas, nas articulações e neurológicas.

É importante saber que a sífilis, transmitida pela bactéria treponema pallidum, não escolhe idade, sexo ou mesmo classe social, e que a melhor forma de a combater é por meio da prevenção. Caso tenha dúvidas em relação ao contágio, busque um médico imediatamente e realize o exame necessário para o diagnóstico, que tem baixo custo e o resultado é liberado em pouco tempo.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735