Superbactérias? O que são e como se proteger. – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Por mais que este não seja o termo empregado tecnicamente, “superbactérias” define bem o que o uso indiscriminado de antibióticos pode acarretar, uma vez que utilizar estes medicamentos de forma inadequada contribui para uma seleção natural das bactérias mais resistentes, criando novos organismos.

O processo, chamado de resistência microbiana, é perigoso, já que as bactérias que sobrevivem à ação dos antibióticos geram outras bactérias, que, por sua vez, são ainda mais resistentes. Conhecidas tecnicamente como multirresistentes, elas resistem a vários tipos de medicamentos e são uma das maiores preocupações de profissionais e autoridades da área da saúde.

Necessários no combate às infecções, o uso incorreto de antibióticos está intrinsecamente ligado ao aparecimento destes “super microrganismos”, e pode piorar o quadro do paciente.

Utilizar por um período e interromper o uso antes do previsto ou mesmo ingerir um medicamento que não foi receitado por um profissional para o tipo específico de bactéria a ser combatido, por exemplo, são alguns dos usos incorretos dos antibióticos.

O exame de Cultura e Antibiograma

É preciso ressaltar que o acompanhamento médico no tratamento de qualquer enfermidade é essencial, afinal, o profissional é capacitado para identificar qual a patologia que acomete o paciente e prescrever o melhor tratamento.

Algumas infecções nem sempre são causadas por um tipo conhecido de microrganismo, e, para estes casos, o médico pode determinar a realização de uma cultura com antibiograma, que irá identificar qual a bactéria causadora da enfermidade e qual o antibiótico mais eficaz no tratamento da doença.

Sem receita? De jeito nenhum!

A automedicação é uma atitude irresponsável e perigosa, e que pode gerar sérios danos. A prescrição do medicamento e a duração do tratamento devem ser feitas obrigatoriamente por um profissional.
Uma das medidas adotadas atualmente como tentativa para frear a resistência microbiana é a racionalização do uso de antibióticos, através da receita especial em duas vias, obrigatória para este tipo de medicamento.

Mas, como posso me proteger das superbactérias?

Na hora de combater estes organismos que causam inúmeras doenças, é preciso evitar os erros referentes ao consumo de medicamentos, mas também aplicar no dia a dia pequenos cuidados que fazem toda a diferença.

A falta de higiene pessoal, como, por exemplo, a lavagem das mãos após o uso do banheiro e antes das refeições, também é determinante no desenvolvimento de doenças relacionadas às bactérias.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3722

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3722