Você sabe o que é PSA? – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, e, segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, apenas no ano passado a estimativa de novos casos foi de 61.200, com um número de mortes superior a dez mil desde 2013.

O PSA (Antígeno Prostático Específico), é um exame utilizado principalmente para a identificação do câncer de próstata, tanto em homens assintomáticos quanto nos que apresentam sintomas que podem ser causados pela doença.

Geralmente, quando o câncer de próstata está presente o nível do PSA está acima de 4 ng/ml. Entretanto, um nível abaixo deste valor não representa que a doença não está presente, uma vez que cerca de 15% dos homens com este percentual são diagnosticados com câncer de próstata através de biópsia.

Os indivíduos que possuem níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance em quatro de ter a doença, enquanto os que possuem níveis acima de 10 ng/ml têm a possibilidade superior a 50% de receber o diagnóstico. Além dos resultados, fatores como idade, raça e histórico familiar do paciente também são considerados.

Além de uma importante ferramenta no diagnóstico, o exame PSA ainda é usado para o monitoramento do câncer de próstata durante e após o tratamento, além de ser parte do estadiamento e ajudar a prever se a doença ainda está confinada à próstata.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735