Você sabe para que serve o Hemograma? – Laboratório Farreras Valenti
RESULTADOS DE EXAMES

Você com certeza já ouviu falar ou precisou realizar um hemograma, mas, você sabe como este exame funciona e o que pode identificar? Uma das análises de sangue mais solicitadas pelos médicos, o exame ainda provoca dúvidas em muita gente, que acredita que todo exame de sangue é um hemograma, como se ambos os termos fossem sinônimos. Contudo, as práticas são bem diferentes.

No sangue circulam inúmeras substâncias que podem ser dosadas e analisadas, como as proteínas, os anticorpos e os hormônios, contudo, quando o médico solicita um exame de sangue, ele precisa especificar ao laboratório o que pretende que seja analisado. Já o hemograma é solicitado quando é preciso obter informações sobre as células do sangue, sendo os leucócitos, as plaquetas e as hemácias.

Através deste exame, é feita a contagem das células brancas e vermelhas, das plaquetas e também dos reticulócitos, além da medição de índices hematológicos, como a dosagem de hemoglobina e da percentagem dos glóbulos vermelhos no volume total do sangue.

Para a realização de um hemograma, o sangue é colhido diretamente de uma veia, sem a necessidade de jejum prévio. No resultado, constam tanto o número total de cada tipo de glóbulo encontrado quanto a percentagem de cada um, números que são comparados com dados padrões. O médico então, analisa a significação de eventuais desvios entre os dados.

Dentre outras coisas, um hemograma pode indicar, no caso de uma contagem elevada de hemácias, policitemia, enquanto uma contagem diminuída sugere anemia, sobrecarga de líquido ou hemorragia persistente. A quantidade de leucócitos pode estar aumentada ou diminuída em determinadas doenças, porém, o resultado só se torna significativo quando puder ser relacionado ao estado clínico do paciente, avaliado pelo médico responsável.

Já a contagem total ou diferencial dos glóbulos brancos serve para determinar a existência de infecções ou inflamações, além de indicar a necessidade ou não de uma biópsia de medula óssea, por exemplo. Em todo caso, é de suma importância manter todos os exames em dia, e, ao menor sinal de problemas, procurar um médico!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/farreras/www/farreras/wp-includes/functions.php on line 3735