Resultado de Exames

Check Up Terceira Idade

Exames

O hemograma é o exame das células do sangue. Existem três tipos de células no sangue: as vermelhas, as brancas e as plaquetas. Cada grupo é analisado separadamente no exame.

  • Série Vermelha

As células vermelhas são as hemácias. Elas são responsáveis por carregar o oxigênio dos pulmões para todo o corpo. A hemoglobina é a parte mais importante das hemácias. O valor da hemoglobina é o melhor parâmetro para avaliar se a pessoa tem anemia. Os sintomas comuns de anemia são palidez, cansaço, dor de cabeça e mal estar.

  • Série branca

As células brancas são os leucócitos. Eles são responsáveis por defender o corpo de microrganismos invasores como bactérias, fungos e vírus. Dentro desse grupo, existem vários tipos de células com funções diferentes, por isso as causas de alterações na série branca são muito variadas.

  • Plaquetas

As plaquetas atuam na coagulação do sangue. Quando há um foco de sangramento no corpo, as plaquetas vão até lá e formam uma rolha. Essa rolha de plaquetas ajuda a parar o sangramento. Pacientes com poucas plaquetas têm maior dificuldade em formar as rolhas e por isso tem maior risco de sangramentos. Alguns remédios podem alterar a quantidade de plaquetas no sangue.

A glicemia de jejum é a medida da glicose no sangue após um jejum de 8 a 12 horas. A glicose é o principal açúcar presente no sangue, e seus valores devem ser controlados para evitar complicações como o diabetes. Valores muito baixos, por outro lado, também podem ser prejudiciais. A glicose é a fonte de energia para as células do corpo, e a falta dela pode causar sintomas como turvação visual, cansaço e até mesmo desmaios. Esse exame é feito em jejum para que os açúcares da alimentação recente não alterem o valor do exame.

O colesterol é uma gordura importante no funcionamento do corpo. O colesterol total é o reflexo do colesterol bom (HDL), do colesterol ruim (LDL) e do colesterol associado aos triglicerídeos (VLDL).

Os triglicerídeos são gorduras que servem de energia para o corpo. Eles podem aumentar com consumo de álcool, doença dos rins, uso pílulas anticoncepcionais e alguns remédios. Além disso, o triglicerídeo alto pode ter causas genéticas. Nesse caso, várias pessoas da família podem ser afetadas e ter valores de triglicerídeos muito altos.

O ácido úrico é formado pela quebra de proteínas da comida e é eliminado pela urina. Quando ele está alto, pode causar inflamação nas juntas ou pedra nos rins. Durante o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, o ácido úrico também pode aumentar.

A ureia é produzida no fígado a partir das proteínas. Os rins filtram a ureia do sangue e eliminam na urina. Sua dosagem é indicada para avaliar o funcionamento dos rins. Quando os rins não funcionam bem, ela não é eliminada e se acumula no sangue.

Junto com a creatinina, a dosagem de ureia pode ajudar a esclarecer sintomas como inchaço em torno dos olhos e pernas, urina com espuma ou sangue, fadiga intensa e diminuição do volume da urina, que são frequentes em pessoas com doença dos rins.

Existem alguns fatores que podem alterar a quantidade de creatinina sem que haja uma doença, como a desidratação, alimentação com muita proteína e uso de corticoide.

A creatinina é um produzida pelos músculos, filtrada no sangue pelos rins e liberada pela urina. A quantidade produzida depende do tamanho do corpo e da massa muscular. A taxa de filtração glomerular é utilizada para estimar a quantidade de sangue filtrado por minuto pelos rins, sendo indicada para rastrear e detectar danos renais precocemente, além de ajudar no diagnóstico de doença renal crônica ou monitorar o funcionamento dos rins.

A TGO é uma enzima que fica guardada dentro do fígado. Junto com a TGP, elas são dosadas para avaliar a saúde desse orgão. A principal lesão do fígado é a hepatite, e suas principais causas são infecções por vírus, alguns remédios e o álcool. A TGO também pode ser chamada de AST (aspartato aminotransferase).

A TGP é uma enzima que fica guardada dentro do fígado. Junto com a TGO, elas são dosadas para avaliar a saúde desse orgão. A principal lesão do fígado é a hepatite, e suas principais causas são infecções por vírus, alguns remédios e o álcool. A TGO também pode ser chamada de ALT (alanino aminotransferase).

A gama-GT é uma enzima produzida no fígado, na vesícula biliar e em outras partes do corpo. A dosagem dessa enzima é feita principalmente para avaliar o funcionamento do fígado.

A urina rotina, também chamado de EAS é um exame feito para avaliar as características da urina e, consequentemente, a saúde dos rins. Nesse exame, é pesquisada a presença de determinados elementos na urina. Alguns deles não devem estar presentes em situações normais, e podem indicar algumas doenças.

É uma vitamina que ajuda na regulação da quantidade de cálcio e fósforo no corpo, o que influencia na saúde dos ossos, já que são construídos principalmente com esses elementos. Quando há pouco cálcio no sangue, a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino e diminui a eliminação dele na urina, ajudando a manter o nível sanguíneo dentro do normal.

As fontes de vitamina D são a alimentação e a produção na pele, que depende da exposição ao sol. Para esta vitamina funcionar bem, ela precisa primeiro ser ativada no fígado e no rim.

O TSH é um hormônio que atua na tireoide, fazendo com que ela produza os hormônios tireoidianos, chamados de T3 e T4. A dosagem do TSH é um reflexo do funcionamento da tireoide. Níveis altos de hormônios tireoidianos diminuem o TSH, isso acontece no hipertireoidismo, ou seja, quando a tireoide está funcionando muito. Valores baixos de hormônios tireoidianos aumentam o TSH, isso acontece no hipotireoidismo, ou seja, quando a tireoide está funcionando pouco.

O resultado desse exame sempre deve ser avaliado junto com a dosagem de T4 livre e com o exame clínico do paciente.

A hemoglobina glicada é um reflexo da quantidade de glicose no sangue nos últimos quatro meses. A glicose é o principal açúcar presente no sangue, e seus valores devem ser controlados para evitar complicações como o diabetes.

Quanto maiores os níveis de glicose no sangue, mais esse açúcar reage com a hemoglobina, uma proteína das células vermelhas. Essa reação gera a hemoglobina glicada (HbA1c), e não pode ser revertida, ou seja, a hemoglobina fica alterada até a destruição da célula vermelha. Como a vida média de uma célula vermelha é de cerca de 120 dias, considera-se que esse exame mede os níveis de açúcar dos últimos quatro meses.

O exame parasitológico de fezes serve para identificar parasitos nas fezes. Ele consiste em vários métodos de análise das fezes, que permitem isolar ovos, larvas e cistos de diversos parasitas.

O PSA é produzido pela próstata. Ele pode estar aumentado em diversas condições que afetam a próstata incluindo câncer. No sangue, o PSA pode circular sozinho ou ligado a proteínas. A relação PSA livre/PSA total calcula quanto circula sozinho em comparação com o total do PSA no sangue.

Como me preparar para os exames?

Jejum de 8 horas com maximo 12 horas.

Para a coleta do PSA  é necessário a as seguintes condições:

1. Não ter ejaculado nas últimas 48 horas.
2. Não ter feito exercício em bicicleta, andado de motocicleta ou praticado equitação nas últimas 48 horas.
3. Não ter realizado exame de toque retal, utilizado supositórios ou realizado sondagem uretral nos últimos três dias.
4. Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos sete dias.
5. Não ter realizado retossigmoidoscopia ou colonoscopia nos últimos 15 dias.
6. Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias.
7. Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Obs: Pacientes sem próstata (realizou prostatectomia total) não tem necessidade de preparo prévio.

Check Up Kids

R$ 59
90
  • Hemograma Completo
  • Glicose
  • Colesterol Total e Frações
  • Triglicerídeos
  • Mais...

Check Up

R$ 89
99
  • Hemograma Completo
  • Glicose
  • Colesterol Total e Frações
  • Triglicerídeos
  • Mais...